Pular para o conteúdo principal

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE - Agatha Christie


Esse livro talvez - só e apenas talvez - seja um dos livros mais intrigantes que li. Nunca tinha lido nada de Agatha Christie e confesso que amei sua forma de escrita.

Não vou dizer que assim que comecei a ler este livro, que o amei, pois a princípio a leitura e a forma de exposição da história me pareceu um pouco confusa. Mas acredito que isso foi devido ao fato de se tratar de um caso (história) cheia de pontos de interrogações desde o início.

Eu já havia visto o filme - afinal, não estava nos meus planos um dia ler ou possuir o livro para leitura. Mas, em particular, não gosto de ver filmes antes de ler o livro. Você também é assim? A grande maioria dos leitores podem se identificar comigo!

Por isso, quero deixar minhas considerações sobre o filme no final desta resenha. Ok?


Sobre a história só tenho a dizer que ela te prende do início ao fim. Não tem como não querer terminar a leitura.

A história se passa dentro de um trem chamado Expresso Oriente.

Um detetive, Mr. Hercule Poirot é requisitado para retornar a Londres e, então embarca as pressas no Expresso Oriente. A verdade é que quase ele não consegue embarcar devido a inesperada lotação - que não era comum naquela época do ano.

Durante o trajeto do trem ao seu destino, um crime acontece: um homem fora assassinado. Não o bastasse o crime, o trem devido a uma forte nevasca é detido no meio do caminho não podendo continuar o seu curso.

O diretor do trem, Mr. Bouc, solicita ao detetive Poirot que solucione o caso - ou ao menos levante todos os pontos sobre o crime para quando o trem chegar ao destino, eles tenham o caso encaminhado para ser apresentado à polícia.

Resta então ao detetive, enquanto o trem não pode continuar sua rota, desvendar se entre todos aqueles passageiros haveria de estar o assassino ou não. Muitas questões são levantadas:

Quem o matou? Por quê? E, será que este mesmo criminoso não voltaria a atacar novamente? Estaria entre os passageiros ou já escapara no meio da nevasca?

Sim, fiquei até sem ar, digitando todas essas questões. Mas sinto em dizer que o caso é mais complicado que parece ser.

Como sempre digo: só lendo para saber.



No mais, finalizo esta resenha fazendo um breve comentário sobre o filme: tenho que voltar a vê-lo para que possa dar meu juízo exato, mas ao que me recordo, o filme em comparação com o livro, não fugiu e muito menos foi infiel a história. Meros detalhes, talvez, foram deturpados, mas isso só saberei vendo novamente o filme, com a                  história do livro agora fresca na minha memória.

Uma boa história. Ótimos personagens. Cenário tão detalhado que - não fora o filme -  ainda conseguiria imaginar na minha mente. Um caso cheio de interrogações e uma desfecho que certamente nem um leitor conseguiria adivinhar.

Leia. E depois me diga.

Um grande abraço.

Danielle Marins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE PLÁSTICO OU DE CRISTAL

Chega um momento na vida que nos tornamos malabaristas ou, mais especificamente, equilibristas de pratos. Mulheres são especialistas em lidar e em "se virar" em várias áreas da vida. Geralmente e sempre, uma mulher.  E existe um momento, uma fase em que tudo muda para uma mulher. E essa mudança se torna a base para todos os demais pratos que ela já equilibrava antes. Ser mãe. Ser mãe altera uma mulher de forma física, mental e espiritual. A vida, o corpo, a mente e a identidade sofre uma reconfiguração que agora prioriza não mais a si mesma, mas um outro ser humano. Arrisco sem erro em dizer que este se torna o ser humano mais importante da vida dessa mulher. É natural. Uma mulher que se torna mãe, agora tem como prioridade a sua prole. E todos os pratos que antes ela equilibrava, não sumiram e muito menos foram delegados - antes tivessem sido. Todos os pratos antes equilibrados ainda existem, mas se tornaram triviais, mas não por isso, se tornaram menos penosos. A mulher que...

VINTE E OITO ANOS

São José dos Campos, 09 de Junho de 2020. Nunca me faltaram palavras, não na hora de escrever. Porém, hoje é um daqueles dias atípicos. Vinte e oito anos e, em pelo menos vinte deles eu escrevo. Em diários, registrando cada passo, cada avanço e cada fracasso. Em cartas, algumas para mim, muitas para Deus e diversas para os outros. Em folhas avulsas, cadernos sortidos e páginas midiáticas. Coleciono palavras. Muitas delas entreguei com amor. Outras deixei se expressar com a dor. Algumas escaparam na raiva. Outras saíram de mim, para mim, para os outros, para Deus. Vinte e oito anos e, em pelo menos vinte deles eu escrevo. Redações, importantes e avaliativas. Devocionais, como forma de me aperfeiçoar, e de aproximar as pessoas do amor de Deus. Histórias, reais e imaginárias. Reflexões, sendo a maioria delas para que eu mesma refletisse. E, textos de diversos aspectos, objetivos e para diferentes destinatários. Coleciono palavras. Não me orgulho de todas elas, mas todas elas me pertencem....

TRINTA E TRÊS

Ensaiei esse tempo. Aos vinte, eu apenas imaginava como seria, mas a verdade é que nada foi nem perto do que eu imaginei. Aos trinta, eu sabia que chegaria em um piscar de olhos e, assim foi. Passou o tempo, voando como o vento que não se vê, que apenas se sente. E eu senti. Dizem que Jesus atingiu o ápice da sua jornada com essa idade. E eu me inspirei Nele. Eu esperei que ela chegasse para mim. E chegou e, agora, procuro eu esse ápice. Eu não sou néscia nem estúpida em me comparar ao incomparável Senhor Jesus. Porém, me pergunto se o meu ápice está em crucificar o meu eu ou em ressuscitar algo em mim. Seja qual for a opção, ambas são escolhas difíceis a se fazer sobre si mesmo. Mas logo à frente dou atenção a isso. Esse ano eu fiz trinta e três anos. Dois numerais consecutivos e iguais, lado a lado. Brincando de espelhar um o outro enquanto no espelho tento entender o que mudou. Nada e tudo. Nada mudou quando penso que continuo amando escrever. Que ainda amo colecionar memórias em di...